Abertura



 
É preciso um paradigma de complexidade, que, ao mesmo tempo, separe e associe, que conceba os níveis de emergência da realidade sem os reduzir às unidades elementares e às leis gerais. (Edgar Morin, em Ciência com Consciência, p. 138)
Esta revista é fruto da iniciativa de um trabalho em conjunto de alguns professores e alunos da graduação da Faculdade de Ciências Jurídicas da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) e objetiva divulgar a produção científica de seus pesquisadores e de acadêmicos de outras instituições. Apesar de ser uma revista voltada para o âmbito jurídico, possui enfoque interdisciplinar, visto que os trabalhos dos grupos de estudo atuantes na instituição voltam-se não só para questões jurídicas, mas para temáticas que interessam aos mais diversos campos da Ciência e da sociedade.

Foi no primeiro semestre de 2008 que os grupos de pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Direito da instituição iniciaram seus trabalhos através do grupo denominado “Direitos Humanos, Novos Direitos e Sociedade de Risco”, coordenado pela professora Angelita Woltmann com o auxílio do professor Leonardo Rulian Custódio. Neste primeiro momento, os estudos procuraram abordar a questão do “risco” na sociedade atual, proporcionando aos participantes a investigação de alguns temas polêmicos que permeiam a modernidade, tais como: globalização, transgênicos, manipulação genética em células-tronco, entre outros. Dispostos a dar continuidade às discussões do grupo e proporcionar na instituição um ambiente que impulsione a pesquisa acadêmica, nos semestres seguintes, os professores Angelita Woltmann, Emmanuela Vilar Lins, Iracema Fazio e Manuel Martin Piño Estrada continuaram com os grupos de pesquisa, ampliando e afunilando as temáticas, que giram, atualmente, em torno das linhas: "Hermenêutica Constitucional e Sociedade de Risco" e "Sociedade de Informação".

Assim, os alunos e professores do Curso de Direito da Unime têm o orgulho de disponibilizar este primeiro número da Revista Eletrônica do Curso de Direito da Unime. Além de procurar incentivar os discentes e docentes desta e de outras instituições a divulgarem suas atividades de pesquisa, busca difundir a idéia de um Direito integrado e preocupado com as questões da atualidade.

Angelita Woltmann
Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Monografias em Direito - UNIME
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em "Hermenêutica Constitucional e Sociedade de Risco" da UNIME
Membro do Conselho Editorial da Revista FCJ UNIME


Iracema Fazio
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em "Sociedade de Informação" da UNIME
Membro do Conselho Editorial da Revista FCJ UNIME